Oi Gente, muito bem vindos!!!
Disciplina LCE0137:
Pesquisa para Mercado
de Trabalho, Competitividade,
Empreendedorismo,
Gestão e Certificação Internacional
Sequência da Primeira Aula:
- A - Eu sou o Gabriel, responsável pela disciplina. O blog da disciplina é:
- Tudo
o que estou falando está no Blog. Também slides, arquivos de exercícios, lista
de exercícios, assuntos de seminários, etc. Vocês podem ver as aulas de 2016,
2015, etc.
- Acho que é a primeira disciplina da
ESALQ criada a partir de um abaixo assinado dos alunos, por que os formados dos
diferentes cursos tinham problemas de empregabilidade e competitividade. A
formação parece que não é focada no mercado de trabalho (isso é ruim para vocês
e para a sociedade).
- Eu tenho uma disciplina focada em
SMG e CIQ, a LCE 1270, ali dei uma selecionada e ampliei a parte de
Empreendedorismo, Associativismo, Mercado de Trabalho e Competitividade.
As outras disciplinas abordam questões de inteligência
(BI) e informação, que também são habilidades de mercado valorizadas (estamos
na Era da Informação – Inteligência e Conhecimento, brincadeira: A Idade da
Pedra já ...)
- Também estava com bons resultados
com a Pratica
Profissionalizante, vários casos de sucesso, antes e
durante a crise. Comentar.
- Sempre trabalhei em parceria com
ex-alunos desde a época que trabalhava no CIAGRI, 28 anos atrás. Trilho e Múmia.
Comentar.
- Em todas as disciplinas (8, 6 grad.
2 PG) me preocupo muito com a empregabilidade e competitividade dos alunos.
Focalizo as disciplinas em habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho e
na medida do possível ampliar o networking dos alunos e ex-alunos.
- Coordeno as áreas de Stewardship, Inteligência Antesipativa e
Gestão da Inovação do NIT Qualidade e Metrologia na Agropecuária (CNPq e
iniciativa privada). Que tem como razão de existência transferir conhecimento
da universidade para o setor produtivo (iniciativa privada, também algo de organizações
publicas). Ou seja, devemos conhecer as necessidades do setor produtivo. Lendo
livro Segunda Guerra, importância do radar para a Guerra da Inglaterra e para
romper o bloqueio alemão.
- Vamos discutir idéias de empreendedorismo, associativismo (sinergia,
antagonismo, etc.), gestão da inovação, gestão quantitativa - probabilística
analisando casos da maior instancia de sobrevivência com base em
competitividade da humanidade (2ª Guerra). Também cases ultra modernos como
Google, Cirque du Solei (Estratégia do Oceano Azul), Startups, Nano (Tata),
Apple, etc. Ou super antigas como Cro-Magnon Vs. Neandertal (quem ganhou?, por
que?)
- B - Quantas pessoas de cada curso.
- C -Uma pessoa de cada curso fala sobre expectativas que tem na disciplina. O que pretendem aprender?
- D - Apresentação mais ampla do Gabriel:
[ Falaremos ate as 21:20h (coloquei alarme) depois disso vamos trabalhar no Exercício I ; eu apresento rapidamente e vocês pesquisam sobre Sistemas Mundiais de Gestão. Elaborar 7 slides, pode ser em 2 ou 3 pessoas, que estejam trabalhando no mesmo computador, vamos tentar que sejam duas pessoas por computador. ]
- D1 - Trabalhos 3 slides ( trabalhos na área da disciplina)
- D2 - Foco próximos anos produção, industrialização, inteligência, GQT, CIQ, exportação e qualidade de alimentos. Um pouco de mineração e ambiência.
- D3 - Prof. LCE 25 anos ( Gestão, Certificação, Inteligência (BI, antesipativa, competitiva, colaborativa, coletiva, etc.), Computação, Estatística para Gestão e Pesquisa - mais Estatística Robusta, pesquisa na área de produção, análise e industrialização de alimentos, elaborando Material de Referencia Certificado, área de Metrologia, para vários alimentos: arroz, feijão, carne , tomate, soja, etc. Foram investidos aproximadamente 2,5 *10^6 de reais provenientes do: MAPA, CNPq, AIEA, FAPESP, NIST e iniciativa privada ).Testes de Proficiência (NIT Qualidade e Metrologia na Agropecuária (CNPq e iniciativa privada), Rastreabilidade Química de Carne no BR, Segurança Alimentar e do Alimento, Resgate de PANCs (UNASUL, CNPq e iniciativa privada, Conservação de Alimentos (química e com radiação, mineração (minerais portadores de futuro, para alta tecnologia, ambiente BRICS -CNPq, Mariana,
Orientando com muito sucesso Pratica Profissionalizante (2 concluídas e 4 em andamento), que melhoram sensivelmente a empregabilidade, competitividade (pensando em não contratação prestação de serviço para realizar PG, sponsor) também aumentando networking e habilidades de mercado). Infalível não mas aumenta chances especialmente na crise, sofisticar a sofisticação, Hermann Hesse (Premio Nobel de Literatura). Dos 6, 4 conseguiram emprego em função da PG e 2 já estavam empregados antes de começar.
- D4 - Analista de sistemas sênior CIAGRI, chefe do Setor de Apoio à Pesquisa, analisando dados, USP, UNICAMP, Shell, INB, Nestlé, Cargill, etc. Também produzindo software estatístico. Durante 6 anos.
- D5 - Prof. Universidad Federal de Buenos Aires 5 anos, na capital federal, área de estatística e zootecnia.
- D6 - Especialização MBA Gestão da Qualidade.
- D7 - Doutorado no CENA em Estatística para Gestão.
- D8 - Mestrado em Estatística Aplicada na ESALQ
- D9 - Graduação em Medicina Veterinária com orientação em Estatística e Zootecnia.
- D10 – Trabalhou dos 9 a 17 anos com galinhas de postura, frangos de corte e
ovelhas, negócios familiares. Na Patagônia Argentina.
- E - Apresentar Rapidamente os Sistemas Mundiais
de Gestão
Depois os alunos trabalham no Exercício 1.
Exercício 1
- Elabore 7 slides sobre Gestão pela Qualidade Total, Maximo 10 itens
por slide, mais do que 4 itens, o ótimo entre 5 e 7. Tamanho da fonte >= 28.
Observação: Maximo em 3 pessoas, o ideal 2, que estejam sentadas no
mesmo computador.
Dead
Line (DL): 20/3/2017.
Slides do Gabriel - Visão Panorâmica da Disciplina:
Anexo para Próxima Aula (Aula II)
- F - Objetivo da Disciplina
Desenvolver no aluno senso crítico
em Gestão Sistêmica, Qualidade Total, Certificação Internacional da Qualidade
(ISO, GLOBAL-GAP, AS, OHSAS), estatística para tomada de decisão na gestão de
organizações e noções de empreendedorismo e mercado de trabalho.
|
- G - Método de Trabalho da
Disciplina
- F1 - Apresentação básica de cada assunto
- F2 - Pesquisa em Internet, toda aula terá um exercício, técnica da Finlândia, Japão e Coréia do Sul (aprendizagem Pierluigi Piazzi)
- F3 - Apresentação de Exercícios solicitados em aulas anteriores (Apresentação e alguns relatórios: projeto, sumario executivo, memorando, etc.)
- F4 -Solicitaremos a elaboração e apresenta. de um seminário em equipes de 2 a 5 pessoas, vou colocar uma lista de assuntos (mais de 100), vocês podem escolher outros relacionados com o objetivo da disciplina
- F5 - Nota: Para quem entregar os exercícios no prazo, apresenta seminário e tem freqüência >= 70% nota entre 7 e 10
Composição da Nota:
Podemos abolir a prova se vocês toparem.
Nota = ( 4*Exercícios + 2,5 * Seminário + 3,5 * Participação na Aula ) / 10
ou se não tiver participação na aula
Nota = ( 7 * Exercícios + 3 * Seminário ) / 10
Se não gostarem da nota podem fazer uma prova optativa encima dos exercícios, apos saberem a nota final (presencial por videoconferência, o pior é perder um ponto encima da nota final, o mais provável é que subam ou fiquem com a mesma nota.
- H - Resultados Esperados
- G1 - Se conscientizarem de que os SMG e CIQ podem ser utilizadas em qualquer organização, inclusive para você e sua família.
- G2 - Conhecerem as principais ferramentas, que serão utilizadas em entrevistas para seleção do trainee, emprego, apresentação de propostas e apresentação de serviços realizados
- G3 - Entender as componentes da empregabilidade e competitividade
- Entenderem o que é empreendedorismo universitário e plano de negocio. Não se desesperarem se não arranjarem emprego.
- G4 -Entenderem o que é associativismo e os fatores que interessam, como sinergia e antagonismo
- G1 - Se conscientizarem de que os SMG e CIQ podem ser utilizadas em qualquer organização, inclusive para você e sua família.
- G2 - Conhecerem as principais ferramentas, que serão utilizadas em entrevistas para seleção do trainee, emprego, apresentação de propostas e apresentação de serviços realizados
- G3 - Entender as componentes da empregabilidade e competitividade
- Entenderem o que é empreendedorismo universitário e plano de negocio. Não se desesperarem se não arranjarem emprego.
- G4 -Entenderem o que é associativismo e os fatores que interessam, como sinergia e antagonismo
- G5 - Conhecimento básico de custo e lucro liquido
- G6 -Ferram computacionais para implementarem essas tecnologias (bancos de dados, data crunching, data mining, etc.)
- G7 -Terem senso crítico mínimo nos itens abordados no programa da disciplina.
- G6 -Ferram computacionais para implementarem essas tecnologias (bancos de dados, data crunching, data mining, etc.)
- G7 -Terem senso crítico mínimo nos itens abordados no programa da disciplina.
- I - Programa da Disciplina
4.1. Filosofia, Conceitos Básicos.
4.1.1. Definição de Qualidade. 4.1.2. Sobrevivência na Nova Ordem Mundial,
competitividade. 4.1.3. Histórico da Qualidade. 4.1.4. Benefícios Internos e
Externos da Qualidade. 4.1.4. A Gestão pela Qualidade Total (TQC, CWQC,
Toyota, TQM, BSC e Lean 6 Sigma) e os Sistemas de Certificação Internacional
da Qualidade. 4.2. Ferramentas da Gestão pela Qualidade Total. 4.2.1. Gestão
da rotina: MASP, Brainstorming, Multivotação, GUT-CD, 5W2H, Fluxogramas, SDCA,
Unidades Gerenciais Básicas, Programa 10S, Padronização da rotina, FMEA/FTA,
Auditorias Internas, Programa de Educação, Reuniões Relâmpago, Administração
Visível, Monitoração de Clientes, Grupos Kaizen. 4.2.2. Gestão da Inovação:
Planejamento Estratégico (longo, médio e curto prazo), PDCA, Sistema Ringi de
Negociação, Workshop, Benchmarking, QFD, Política de RH, Marketing, Learning
Organizations, Custos ABC, Auditorias, Indicadores de Desempenho,
Gerenciamento de stakeholders, Stewardship, imagem corporativa. Inteligência
competitiva e cooperativa. Eficácia, eficiência, ferramentas para mensuração.
Coaching (empresarial, de liderança e pessoal) e mentorismo. 4.3. Principais
Sistemas de Garantia da Qualidade: Certificação Internacional da Qualidade.
4.3.1. Sistemas de Certificação: ISO, SA 8000, OHSAS 18000 e GLOBAL–GAP.
4.3.2. Metodologia de implantação, documentação, requisitos, participação da
alta administração, gerência média e instâncias operacionais. 4.3.3.
Pré-auditoria, auditoria de certificação, auditorias de manutenção. 4.3.4.
Eficácia empresarial, mapa de processos, organização versus burocratização,
motivação, trabalho em equipe. 4.4. Estatística para Qualidade. 4.4.1. As
Sete Ferramentas do Controle Estatístico da Qualidade: Diagrama de Ishikawa,
Histograma, Folha de Verificação, Estratificação, Diagrama de Pareto,
Diagrama de Dispersão, Gráficos de Controle. 4.4.2. Círculos de Controle da
Qualidade. 4.4.3. Outras Ferramentas: Índices de Capacidade e Uniformidade de
Processos, Amostragem, Testes de Estratificação, Intervalos de Confiança e
Testes de Hipóteses, Amostragem, Estatística não Paramétrica e Multivariada
(MANOVA, PCA, Cluster Analisys, etc). 4.5. Sistemas de informação executivo
(DSS), gerencial (ERP) e operacional (MRP). 4.6. Sistemas de Inteligência
Empresarial. 4.7. Elaboração de mapas de processos seguindo o sistema mundial
de gestão utilizado programas para geração de hipertextos na “nuvem” de
processamento, como o programa Prezi. 4.8. Conceitos gerais de gestão e do
Sistema BSC assimilados através de aprendizado eletrônico (E-Learning) com
certificação eletrônica pela FGV e FPNQ. 4.9 Empreendedorismo: conceituação,
escolas, vantagens, metodologia de aplicação, startups, ampliação do mercado
de trabalho. 4.10 Análise do mercado de trabalho do biólogo no Brasil e no
mundo, estratificado por relações trabalhistas centralizadas ou
empreendedorismo, áreas de atuação, qualificações necessárias, remuneração,
benchmarking competitivo, etc.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário