sexta-feira, 8 de março de 2019

Anexo Justificativas Mudanças LCE100 – 105 – 134 – 136 – 137 e 1270

Anexo  Justificativas  Mudanças LCE100 – 105 – 134 – 136 – 137 e 1270

Anexo às Justificativas de Mudanças das Disciplinas LCE100 – 105 – 134 – 136 – 137 e 1270
Nos últimos anos, as técnicas de Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Data Mining,
Big Data, Small Data, Machine Learning e Redes Neurais têm sido intensivamente utilizadas nas
áreas de gestão, sistemas de informação, inteligência, certificação internacional da qualidade e
pesquisa em geral, em todas as áreas da ciência e tecnologia.
Atualmente, essas técnicas são itens indispensáveis na empregabilidade e
competitividade dos egressos da ESALQ, como podemos observar em pesquisas com ex-alunos
ou reuniões com representantes dos cursos. Em função desses feedbacks, além de pesquisas
de mercado, participações em congressos e projetos de pesquisa e extensão junto ao setor
produtivo e órgãos de fomento, estamos propondo essas atualizações que consideramos
relevantes, mas de nenhuma forma suficientes.
As alterações nas disciplinas fornecerão aos alunos uma introdução a esses assuntos,
que crescem exponencialmente ganhando dimensões imprevisíveis, e que devem afetar a
todas as pessoas do planeta rapidamente. Espero que mais professores da ESALQ se
interessem por essas áreas e me coloco à disposição para trabalhar em equipe. Estou
propondo introduzir esses assuntos em seis disciplinas de graduação e em algumas de pós-

graduação e convidando a todos os colegas a colaborar em projetos de ensino, pesquisa ou
extensão nessas áreas.
Essas novas áreas encaixam como uma luva em todos os cursos da ESALQ, sem o
menor conflito e com a maior sinergia, sendo para mim como o descobrimento de uma “nova
estatística”. Embora a estatística já resolva uma infinidade de problemas, essa “nova
estatística” parece resolver mais ainda, mas precisamos de massa crítica, professores jovens
que possam dedicar muitos anos de atividade profissional a essas áreas, como nós já nos
dedicamos às nossas especialidades. Assim, o que podemos fazer é ajudar a dar os primeiros
passos, pois, como aprendi nos campos da Patagônia “os cachorros novos sempre aprendem a
trabalhar com os cachorros velhos”.
Quero aclarar que os primeiros passos não são somente teóricos, já estamos
resolvendo problemas com Inteligência Artificial (IA) com excelentes resultados, publicando,
colaborando com o setor produtivo e descobrindo propriedades teórico-práticas
extremamente úteis e interessantes, mas que ainda não foram publicadas.
Porém, sabemos que temos muito por aprender e que estamos com uma equipe
pequena, numa área em que a massa crítica é fundamental, o volume de trabalho é muito
grande, as novidades surgem todas as semanas e as demandas não param de crescer. Muita
gente dentro e fora da ESALQ e CENA quer utilizar IA, a demanda é muito maior do que a
oferta e, sem nenhuma dúvida, exponencialmente crescente.
Concluindo, e pedindo desculpas por ter me estendido mais do que o recomendável,
considero que está na hora de colocar esses conteúdos em disciplinas da ESALQ, esperando
que em muitas outras disciplinas aconteça algo similar.
Atenciosamente,
Prof. Gabriel A. Sarriés
LCE/ESALQ/USP

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