domingo, 13 de março de 2022

Programa para 2023

 1.  IDENTIFICAÇÃO  E  CARACTERIZAÇÃO  DA  DISCIPLINA:

 

Departamento: Ciências Exatas

 

Código e Nome: LCE-0137 –

Disciplina: LCE0137 - Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Robótica Aplicada para Gestão de Organizações e Projetos Data Driven

Código e Nome (Inglês):

Código e Nome (Espanhol):

 

CRÉDITOS

 

CARGA-HORÁRIA

Aula:

02

 

Aula:

20

Trabalho:

 

 

Trabalho:

 

Total:

02

 

Total:

20

 

 

NÚMERO DE TURMAS

( ESPECIFICAR  POR  CURSO )

 

NÚMERO  DE  ALUNOS  POR  TURMA

         ( ESPECIFICAR  POR  CURSO )

Teóricas:

01

 

Teóricas:

20

Práticas:

01

 

Práticas:

20

Teórico-Práticas:

 

 

Teórico-Práticas:

 

 

Possui Atividades Práticas com Animais e/ou Materiais Biológicos Passível de Análise pela CEUA? __Naõ___

 

CURSO PARA O QUAL

É OFERECIDA

X

SEMESTRE

OBRIGATÓRIA

OPTATIVA ELETIVA

REQUISITO(S)

EXIGIDO(S)

Engenharia Agronômica

X

 

X

 

Engenharia Florestal

X

 

X

 

Ciência dos Alimentos

X

 

X

 

Gestão Ambiental

X

 

X

 

Ciências Biológicas

X

 

X

 

Administração

X

 

X

 

 

Professor(es) Responsável(eis) Gabriel Adrián Sarriés e Cristian Marcelo Villegas Lobos.

 

 

 

                                          

 

UNIVERSIDADE  DE  SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ”

Av. Pádua Dias, 11 – Piracicaba, SP – Brasil – Cep 13418-900 – http://www.esalq..usp.br


Curso para o qual será oferecida nos termos das Resoluções 3045/86 e 4749/00

Optativa Eletiva

Extracurricular**

 

Não se aplica

Requisito(s) Exigido(s)

Número de Vagas

Eng. Agronômica

X

 

 

 

04

Eng. Florestal

X

 

 

 

03

Ciência dos Alimentos

X

 

 

 

03

Gestão Ambiental

X

 

 

 

04

Ciências Biológicas

X

 

 

 

03

Administração

X

 

 

 

03

 

2.   OBJETIVOS: 

Inteligência Artificial (IA), Ciência de Dados Robusta (CDR) e Robótica Aplicada (RA) para Gestão de Organizações e Projetos Data Driven. Desenvolver no aluno senso crítico e habilidades em Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Robótica Aplicada para Gestão de Organizações e Projetos Data Driven. Com aplicações em Data Mining, Big Data e Gestão – Sistemas Mundiais de Gestão- para Inovação e hipercompetitividade. O conhecimento será útil em sua vida acadêmica e principalmente no mercado de trabalho, aumentando significativamente a empregabilidade e competitividade do egresso.

 

 

3. PROGRAMA  ANALÍTICO: 

A) Inteligência Artificial (IA): conceito, algoritmos e aplicações em gestão, engenharia, biologia, economia, ambiência e pesquisa. Aprendizado de máquina e redes neurais, comparação de resultados com métodos estatísticos convencionais. Conceituação, tipos e aplicações da Inteligência Artificial (IA), RA (Robótica Aplicada) e CDR (Ciência de Dados Robusta): indutiva, supervisionada para classificação, para predição e não supervisionada B) Algoritmos para inteligência artificial indutiva e dedutiva, implementações em Python (IDEs: Jupyter, VS Code, Pycharm e Spyder Python IDE), SAS, R, Weka, RapidMiner e JMP, os alunos aprenderão a utilizar Weka, programa exclusivamente de IA, visual, amigo do usuário, SAS o mais importante para empregabilidade, linguagem de quarta geração e Excel Avançado. Serão apresentadas linguagens de computação de alto e baixo nível, de primeira até quinta geração. Os algoritmos de IA Indutiva, Machine Learning que serão ensinadas são: Redes Neurais (Multilayer Perceptron) com diferente número de camadas de neurônios, hiper parâmetros e funções de inicialização, Random Forest, Suport Vector Machine, Naives Bayes, CART, Deep Learning, Função Logística, Analise Discriminante Linear, Quadrático, Bayesiano e Robusto, Funções Canônicas 1D, 2D e 3D (redução de dimensão), PCA e Biplot, Cluster Analysis, Factor Analysis Exploratório, Confirmatório e Equação de Modelos Estruturais. Visual Analytics. C) Parâmetros da IA, hiper parâmetros e funções de inicialização, learning rate, momentum etc. Parâmetros provenientes da Matriz de Confusão: Taxa de Acerto-Acuracy, Erro Tipo I e II, Taxa de Falsos Positivos e Negativos, Especificidade, Sensibilidade (recall), Taxa de Omissão, Precisão, F1Score, FDR, Predição Negativa, tamanho ótimo de amostra para IA Indutiva, Índice de Generalização, Overfiting etc. Publicações dos professores da disciplina utilizando os conceitos na ESALQ e CENA.  D) CDR univarida, multivariada, conjoint analysis (fatoriais fracionários), interação dupla e tríplice, regressão robusta e polinomial, uniformidade e capacidade de processos uniformidade e capacidade de processos, U de Mann Witney, Wilcoxon, NPANOVA, NPMANOVA, Correlações Canônicas,  Robust Multivariate Regression, Gráfico de Uniformidade-Controle para a Mediana, Cusum, MMEP, Gráficos de Capacidade de Processos Robustos, uni e multivariados, Proficiência de Organizações, Metrologia, métodos robustos. E) Robótica Aplicada, analise, projeto, prototipação, codificação, testes e documentação de robôs e aplicativos para pc, tablet e celular linguagens Python e C, comparação em custo, desempenho e segurança, Digrama de Nassi Schneiderman, Diagrama Hierárquico de Blocos, DFD, Diagrama Entidade Relacionamento, simulação computacional, Bootstrapping e Jackknife, Monte Carlo, do desempenho de aplicativos e robôs. F) Métodos estatísticos para Data Mining. G) Métodos de gestão e certificação internacional da qualidade. O NIT Qualidade e Metrologia na Agropecuária USP/EMBRAPA/CNPq/Indústria. Aplicação de IA e Data Mining na Gestão da Inovação em ambientes de Hipercometitividade. H) Organizações e Projetos Data Driven, conceito, sistemas e ferramentas de gestão, IA-CDR e RA.

 

 

 

4.  PROGRAMA RESUMO (ementa)

A) Inteligência Artificial (IA): conceito, algoritmos e aplicações em gestão, engenharia, biologia, economia, ambiência e pesquisa. Aprendizado de máquina e redes neurais, comparação de resultados com métodos estatísticos convencionais. Conceituação, tipos e aplicações da IA, RA e CDR. B) Algoritmos para inteligência artificial indutiva e dedutiva, implementações em Python, SAS, R, Weka, Excel Avançado, RapidMiner e JMP. C) Parâmetros da IA, hiper parâmetros e funções de inicialização, parâmetros provenientes da Matriz de Confusão: Acuracy, Erro Tipo I e II, Falsos Positivos, Negativos, Especificidade, Sensitividade, Precisão etc. Publicações dos professores da disciplina utilizando os conceitos na ESALQ e CENA. D) CDR univarida, multivariada, conjoint analysis (fatoriais fracionários), interação dupla e tríplice, uniformidade e capacidade de processos. E) Robótica Aplicada, analise, projeto, prototipação, codificação, testes e documentação de robôs e aplicativos para pc, tablet e celular linguagens Python e C, comparação em custo, desempenho e segurança. F) Métodos estatísticos para Data Mining. G) Métodos de gestão e certificação internacional da qualidade. O NIT Qualidade e Metrologia na Agropecuária USP/EMBRAPA/CNPq/Indústria. Aplicação de IA e Data Mining na Gestão da Inovação em ambientes de Hipercometitividade. H) Organizações e Projetos Data Driven.

 

 

5. DISTRIBUIÇÃO  DA  CARGA  HORÁRIA:

 

 

Referente aos Créditos-Aula:

 

Aulas Teóricas........................................................................................................

 

 

Aulas Práticas.........................................................................................................

 

 

Seminários.............................................................................................................

 

01

Aulas Teórico-Práticas............................................................................................

 

01

 

Referente aos Créditos-Trabalho:

 

Planejamento, Execução e Avaliação de Pesquisas....................................................

 

 

Trabalhos de Campo ou Laboratório.........................................................................

 

 

Relatórios, Projetos, Plantas, etc. .............................................................................

 

 

Leituras Programadas..............................................................................................

 

 

Excursões...............................................................................................................

 

 

Trabalhos Especiais de Acordo com a Natureza da Disciplina..........................................................................................................

 

 

Estágio Supervisionado...........................................................................................

 

 

Outros (especificar).................................................................................................

 

 

 

6) AVALIAÇÃO  DA  APRENDIZAGEM

 

 

a  MÉTODO

A avaliação do aprendizado é feita por meio de prova (P), relatórios (R) e apresentação de

seminário (S) utilizando hipermidias.

 

b) CRITÉRIO:

A média final é obtida da seguinte forma: 0,3 P + 0,35 R + 0,35 S.

 

c) NORMA  DE  RECUPERAÇÃO:

Não haverá recuperação.

 

 

7.  BIBLIOGRAFIA

 

Literatura Básica:

 

ALCOFORADO, L. F. Utilizando a linguagem R: conceitos, manipulação, visualização, modelagem e elaboração de relatórios. Editora Alta Books, São Paulo. 2021. 384p.

 

AZEVEDO FILHO, A. J. B.V. . Princípios de Inferência Dedutiva e Indutiva: Noções de Lógica e Métodos de Prova. 1/1. ed. Scotts Valley, EUA: CreateSpace Publishers, 2010. v. 1. 140p.

MICROSOFT. Office Online. Janeiro 2010. <http://office.microsoft.com/en-us/training/CR061829401033.aspx>

 

MENEZES, N. N. C. Introdução à Programação com Python: Algoritmos e Lógica de Programação Para Iniciantes, 3a ed, 2019.

 

MONDEN, Y. Toyota Management System: Linking the Seven Key Functional Areas. Kindle, USA. 2018. 435p.

 

SARRIÉS, G.A. Site da Disciplina LCE 137, 1998. Disponível em:   <https://sites.google.com/view/lce137-usp-gabriel >. Acesso em: 15/2/2022.

 

SARRIÉS, G.A. Blog da Disciplina LCE 137, 2002. Disponível em < https://mercado-gestao-empeend.blogspot.com/  >. Acesso em: 15/2/2022.

 

SARRIÉS, G.A. Projeto Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Robótica Aplicada. 2021. Disponível em < https://sites.google.com/usp.br/ia-cd-ra-gestao-gabriel >. Acesso em: 15/2/2022.

 

SARRIÉS, G.A. Gabriel Informação e Inteligência Organizacional (BI). Gabriel-Informa-intel-

organiza.blogspot.com.br. 2015.

 

TURBAN, E. &amp; RAINER, R. K. &amp; PORTTER, R. E. Introdução a Sistemas de Informação uma Abordagem Gerencial. São Paulo: Editora Campus. 2007, 457p.

 

 

Literatura Complementar:

 

ISHIKAWA, K. Guide to quality control. Tokyo: Kraus Asian Productivity Organization, 1982. 221p.

JURAN, J.M.; GRYNA, F.M. Juran controle da qualidade: métodos especiais de apoio à qualidade. São Paulo: Makron Books, 1993. 193p.

 

LIKER, K. &amp; MEIER D. O Modelo Toyota, Manual de Aplicação. Porto Alegre: Bookman, 2007. 432p.

SARRIÉS, G.A. Treinamentos em Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Robótica Aplicada. 2021. Disponível em < https://sites.google.com/view/ia-cd-treinamentos-usp-gabriel>. Acesso em: 15/2/2022.

SARRIÉS, G.A. Workshops em Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Robótica Aplicada. 2021. Disponível em < https://sites.google.com/usp.br/melhorar-empregab-competit >. Acesso em: 15/2/2022.

SARRIÉS, G.A. Site da Disciplina de Pós-graduação. LCE 5736. 2002. Disponível em < https://sites.google.com/view/lce5736-usp-sarries

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